Quanto tempo ser humano pode ficar sem dormir?
Dormir é essencial para  nosso corpo . Dormir, além de nos manter alerta, melhora nossa qualidade de vida e até aumenta nossa longevidade, ou seja é essencial para diversas atividades e funções orgânicas do nosso corpo.
Nosso desempenho físico e mental depende diretamente de  boa noite de sono.
Quando não dormimos tudo funciona muito mal e por isso precisamos dormir pelo menos um terço de nossas vidas. Para se ter uma ideia, quem não dorme diminui sua capacidade de aprendizado e de armazenar memória recente. E o sono atua no amadurecimento do sistema nervoso, por isso as crianças precisam dormir mais horas que os adultos.
Sabe-se que a privação prolongada do sono  indivíduos normais induz estados alterados de consciência, chamados de “microssono” que se trata de numerosos episódios breves de sono avassalador, e perda de funções cognitivas e motoras. O microssono pode acontecer durante uma “piscada”, o indivíduo acha que está piscando, mas está na verdade sendo dominado por um momento incontrolável de sono. O organismo parece mesmo nos obrigar a dormir!
Ainda não se sabe quanto  é possível se manter acordado. O  de horas é bastante variável e difícil de ser avaliado cientificamente, pois cada pessoa tem uma necessidade diferente e a falta de repouso atinge cada um de uma forma. Experimentos com ratos mostraram que esses  morrem após duas semanas de privação  de sono.
No  dos recordes, relata que o máximo alcançado por seres humanos é de 164 horas sem dormir. Um dos casos mais comentados entre os  é de um experimento realizado em 1935. Nele um jovem de 24 anos passou praticamente 10 dias sem dormir.
A partir do  dia, o jovem mostrava confusão mental e agia de forma irracional. Havia episódios onde ele não lembrava mais onde estava e passou a delirar constantemente, tanto que o experimento  de ser interrompido.
Ainda não se sabe quanto tempo o ser humano pode ficar sem dormir, mas sabe-se que sono é essencial para manter nossas funções motoras e cognitivas!