1 – O cérebro não sente dor

cirurgia cérebro

“Relaxe, isso não vai doer nada …” Não existem receptores de dor no cérebro . É por isso que os cirurgiões podem realizar uma cirurgia no cérebro de um paciente mesmo eles estando acordados . Isso os ajuda a garantir que o procedimento delicado não estrague qualquer funções motora. Ai você pergunta: MANOLO, PORQUE SENTIMOS DOR?? Porque um nociceptor (receptor sensorial) envia sinais para a medula espinhal e do cérebro alertando-nos do perigo. Eles não poderiam simplesmente enviar um cartão ? ¬¬’

 

2 – Cérebro de Einstein existe até hoje

cérebro-Einstein

Quando Albert Einstein morreu em 1955,  não apenas retiraram uma mecha de seu cabelo branco.  O Dr. Harvey, do Wichita, Kansas,  admitiu que ainda tinha o cérebro cortada em 240 pedaços e dividido em dois frascos cheios de formol.

 

3 – Por que nós rimos?

riso-cérebro

Riso verdadeiro é involuntário – é por isso que o leite, refrigerante ou água jorra do seu nariz(quem já passou por isso, vai entender hahahahahah) . Só os seres humanos nascem com esta habilidade (a hiena não ri!), e os bebês começam a rir a partir dos 4 meses de idade.

 

4 – Manolinhas, desculpem, mas o cérebros dos homens é 10% maior(calma, leiam a legenda abaixo).

cérebro-homem-mulher

Embora o cérebro das mulheres sejam menores, elas têm mais células nervosas e conectores para trabalhar de forma mais eficiente do que os homens. E, fiel ao estereótipo, eles tendem a processar o lado mais “emocional” direito do cérebro, enquanto os homens processam o esquerdo “lógico”. Além disso, uma área conhecida como giro direto, responsável por nutrir, traços femininos, é proporcionalmente maior em mulheres. A gente poderia achar que isso é o que faz diferenciar ambos os sexos…normal.

 

5 – 100.000 km de vasos sanguíneos no cérebro

vasos sanguíneos no cérebro

Há também centenas de bilhões de neurônios que compõem o cérebro – mais do que em toda a galáxia – tudo em uma massa mole do  “tamanho de um melão” . Usando cerca de 17% da energia do seu corpo e 20% de seu oxigênio, possuindo apenas 2% de sua massa, o cérebro produz entre 10-23 watts de energia quando acordado – o suficiente para acender uma lâmpada. WTF?