Para criar a marca que vai simbolizar uma empresa, os profissionais precisam, antes de mais nada, conhecer a história, os valores, os objetivos e, claro, os produtos oferecidos por essa marca. Claro que existe uma série de outros critérios que precisam ser observados nesses momentos, até porque não é só imaginação e habilidade que os designers por aí precisam para dar forma a tudo o que uma empresa representa.

Mas, para nós, leigos na área e público consumidor, interessa mesmo o resultado final de tanto esforço. Isso porque não há nada mais interessante olhar uma logo pronta e, no final, conseguir – ou não – desvendar os segredos que ela esconde em suas formas e a mensagem que ela quis transmitir usando as cores que foram escolhidas, as curvas e retas e assim por diante.

Confira a lista abaixo e descubra os segredos ocultos de algumas logos de marcas famosas, que todo mundo conhece, mas que nunca prestou atenção no que queriam dizer de verdade:

1. Pinterest

Existe uma coisa que você nunca percebeu na logo da BMW, e isso vai te deixar chocado!

Você pode nunca ter percebido, mas essa rede social, baseada em imagens, foi feita a partir da ideia daqueles murais de inspirações, onde as pessoas costumam colocar as fotos de pessoas que amam, lugares que querem conhecer e assim por adiante. Dessa forma, a logo do Pinterest segue exatamente essa ideia, de imagens conectadas; e o “P” que você vê, no início da marca foi feito para se assemelhar a um alfinete, daqueles que espetam esses quadros, normalmente feitos de cortiça.

2. Gillete

Existe uma coisa que você nunca percebeu na logo da BMW, e isso vai te deixar chocado!

Uma das maiores marcas do mundo com relação a lâminas e espumas de barbear, a Gillete também é outra empresa que tem uma logo super sugestiva, embora a maioria das pessoas que compram seus produtos jamais vão notar no segredo que essa marca esconde. Isso porque é muito sutil: existe o desenho e uma lâmina afiada na logo. Observe o “G” e o pingo da letra “I” e você saberá do que estamos falando.

3. BMW

Existe uma coisa que você nunca percebeu na logo da BMW, e isso vai te deixar chocado!

Quem não conhece a história da marca, dificilmente entenderá, assim de cara, sua logo. Isso porque até o final da Primeira Guerra Mundial, a BMW era uma fabricante de motores para aviação. Foi só depois da assinatura do Tratado de Versailles que a empresa foi obrigada a mudar de ramo, já que foi proibida de continuar construindo seus motores.

Embora tenha entrado no ramo de automóveis de luxo, a BMW preferiu manter o “espírito” que deu origem a sua fama na logo atual, que mostra, se você olhar com atenção, hélices em movimentos (nas partes brancas) e o céu (nas partes azuis).

4. Beats

Existe uma coisa que você nunca percebeu na logo da BMW, e isso vai te deixar chocado!

A marca mais “queridinha” de fones de ouvido pelos famosos e, especialmente, pelos jogadores de futebol, a Beats tem uma das logos mais interessantes até agora, devido ao segredo que oculta. Embora não seja possível, na maioria dos casos, entendê-la de primeira, a marca é representada por um boneco, ou a menção de um (o círculo vermelho); usando o fone da marca, representado pelo “b”, que você nota em destaque. Viu?

Interessante descobrir esses segredos, não achou?

Via